A campanha Janeiro Branco visa alertar a população para os cuidados com a saúde mental e emocional a partir da prevenção de doenças como estresse, ansiedade, depressão e pânico.
Entre as causas das doenças mentais estão a genética, estresse, abuso de substâncias e traumas, além da esquizofrenia e transtorno bipolar.
É comum indivíduos afetados por transtornos da saúde mental ficarem impossibilitados para as rotinas de trabalho e, neste caso, o trabalhador pode receber os benefícios
previdenciários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, desde que ele atenda aos critérios necessários.
Para os benefícios por incapacidade temporária e permanente há uma carência mínima de 12 meses de contribuição previdenciária. No auxílio-doença, é fundamental comprovar a incapacidade temporária para o trabalho, e na aposentadoria por invalidez, a incapacidade deve ser permanente.
- Benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença): é concedido para aquelas pessoas temporariamente incapacitadas para o trabalho em razão de uma doença mental.
- Benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez): é concedido às pessoas que estão permanentemente incapacitadas para o trabalho por causa de uma doença mental.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado às pessoas com deficiência de qualquer idade e idosos com mais de 65 anos que não tenham meios de se sustentar e se encontrem em estado de vulnerabilidade social.
Para requerer o benefício no INSS, o cidadão deve passar por uma perícia médica para comprovar a incapacidade para trabalho.
7 dicas para cuidar da sua saúde mental
- Estabeleça metas tangíveis
- Faça atividades que tragam satisfação
- Cuide do seu sono
- Faça exercícios físicos
- Valorize o momento presente e não pense constantemente no passado ou futuro
- Mantenha boas relações
- Tire um tempo para você