Nova Informe

Março Lilás, Amarelo e Azul-marinho: um mês, três campanhas

O mês de março é representado por três importantes campanhas na área da saúde, todas com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, diagnóstico precoce e prevenção de doenças. São elas:

Março Lilás – campanha visa conscientizar a população feminina sobre os riscos e a prevenção ao câncer de colo do útero. Segundo dados oficiais, é a terceira doença mais frequente entre as mulheres brasileiras, atrás somente do câncer de mama e de colorretal. Esse tipo de câncer é causado pela infecção por HPV (papilomavírus humano), que é sexualmente transmissível. Na maioria dos casos, a infecção não causa o câncer, mas, eventualmente, pode levar a alterações celulares que podem evoluir para o tumor.

Março Amarelo – tem o intuito de orientar especialmente a população feminina sobre a endometriose, uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo. A doença pode ser diagnosticada por exames ginecológicos, laboratoriais e de imagem, daí a importância de manter as consultas com o ginecologista em dia.

Março Azul-marinho – campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância de ter uma alimentação saudável. Quase 30% dos cânceres de colorretais (intestino) podem ser evitados com alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de bebidas alcoólicas. No Brasil, o câncer de colorretal é o terceiro mais incidente na população em geral e ocupa a segunda posição tanto entre homens quanto em mulheres.

LEIA TAMBÉM