Nova Informe

Destine parte do seu imposto de renda e colabore com o futuro de crianças, adolescentes e idosos

A Casa do Contabilista de Ribeirão Preto desenvolve a Campanha Destinação do Bem, com o apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal do Idoso, que tem como objetivo despertar a consciência de cidadania, que contribuirá com um futuro melhor para muitas crianças, adolescentes e idosos.

O Governo Federal permite a dedução da sua destinação do Imposto de Renda para entidades assistenciais dos municípios. O seu dinheiro é administrado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA ou pelo Fundo Municipal do Idoso-CMI.

Fazendo a destinação, você pode indicar a instituição para a qual quer contribuir. Quem optar por participar da campanha e destinar parte do Imposto de Renda, pode obter abatimento no valor do seu imposto a pagar ou aumento da sua restituição.

Vale lembrar que a destinação não compromete a sua declaração, pois o CMDCA e CMI são legalmente obrigados a enviar à Receita Federal a Declaração de Benefícios Fiscais-DBF com todas as destinações feitas durante o ano calendário.

A destinação do IR pode ser feita em dois momentos do ano. Veja:

1º O contribuinte pode escolher a entidade e destinar 6% do imposto devido. Porém, essa destinação deve ser feita até o final do mês de dezembro, inclusive com o pagamento da guia, que é emitida nos sites do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e do Conselho Municipal do Idoso.

2º Quem não fez a destinação de parte do IR até dezembro, pode fazer no momento que elaborar a Declaração do IR, porém será destinado apenas 3%. Neste caso, a guia é emitida pelo próprio programa da declaração e só é possível escolher a cidade que fará a destinação. Os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso que decidirão em quais entidades cadastradas usarão o fundo.

LEIA TAMBÉM