A declaração do imposto de renda é um compromisso anual com a Receita Federal que sempre gera dúvidas em muitos contribuintes. Apesar do prazo longo disponibilizado para envio dos documentos, alguns não conseguem cumprir com a obrigação em tempo.
Neste ano, o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda terminou em 31 de maio. Para quem perdeu o prazo, é importante tomar algumas medidas para regularizar a situação junto à Receita Federal e evitar problemas futuros. Algumas etapas devem ser seguidas:
1. Regularize a situação o quanto antes
A primeira medida é enviar a declaração de imposto de renda o mais rápido possível. Quanto mais cedo regularizar a situação, menores serão os encargos por atraso. A multa por não entregar a declaração no prazo é de, no mínimo, R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.
2. Revise a declaração
Antes de enviar a declaração atrasada, revise todas as informações para garantir que não haja erros ou omissões. A Receita Federal pode cruzar dados fornecidos com informações de outras fontes, como empresas, bancos e cartórios. Qualquer inconsistência pode gerar uma malha fina, resultando em mais complicações.
3. Utilize o programa da Receita Federal
Para enviar a declaração atrasada, utilize o programa da Receita Federal, disponível para download no site oficial do Órgão. Mesmo após o término do prazo, o sistema permite o envio da declaração, calculando automaticamente a multa por atraso, e gerando o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
4. Pagamento da multa
O pagamento deve ser feito até a data de vencimento indicada no DARF para evitar encargos adicionais.
5. Busque ajuda se necessário
Em caso de dúvidas sobre o preenchimento ou o envio da declaração, procure ajuda de um contador.
Conte com a Nova Informe Soluções Contábeis.