Nova Informe

Caiu na malha fina no Imposto de Renda? Saiba o fazer

A malha fina do Imposto de Renda gera apreensão entre os contribuintes. Quando a declaração apresenta inconsistências ou omissões, ela é retida pela Receita Federal para análise mais detalhada.

O contribuinte que cai na malha fina consegue regularizar a situação seguindo algumas etapas específicas. Para saber se caiu na malha fina do Imposto de Renda, é preciso consultar a situação da declaração no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).

  • Acesse o e-CAC
  • Faça o login
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”
  • Na aba “processamento”, escolha o item “pendências de malha”

Nessa página é possível ver se está na malha fina e qual o motivo da sua declaração ter sido retida. Após identificar o problema, revise sua declaração e corrija as informações que estão incorretas ou incompletas.

O próximo passo é enviar uma declaração retificadora. Esse procedimento é feito no mesmo programa utilizado para a declaração original, marcando a opção “Declaração Retificadora” e corrigindo as informações possíveis. Após o envio, continue acompanhando o status da declaração no e-CAC.

Ao retificar a declaração depois do prazo de entrega, o contribuinte precisa ficar atento:

  • Após as correções pode passar a ter imposto a pagar;
  • Pode ter aumento do imposto a pagar depois das correções;
  • Não é permitido mudar o modelo de tributação, de simples para completa e vice-e-versa.

Para o contribuinte que não resolver a pendência com a retificação ou quem precisa apresentar documentos que comprovem o que foi informado, é necessário aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal ou até mesmo agendar um atendimento e entregar os documentos. O agendamento é feito pelo site da Receita na área Meu Imposto de Renda.

A notificação pode chegar, via correspondência, na residência do contribuinte; ou via mensagem na caixa postal direto no e-Cac, se o contribuinte tiver optado pelo domicílio eletrônico no próprio sistema de atendimento.

LEIA TAMBÉM